O que é Aula da Saudade?

A despedida da Universidade é um momento marcante. Foram anos de convívio, amizades e experiências que fizeram parte da trajetória acadêmica da turma. Dentre as solenidades que envolvem a formatura estão a Colação de Grau, Culto Ecumênico, Baile de Gala e Aula da Saudade. 

Hoje vamos falar da Aula da Saudade, um dia muito especial para os formandos. Normalmente, ela é quem dá início às celebrações oficiais da formatura e é o último momento que a turma tem sozinha, antes de compartilhar a vitória com os outros amigos e familiares.

O que é?

A Aula da Saudade é a última aula dos formandos como universitários. É um encontro entre alguns professores escolhidos pela turma para que haja uma retrospectiva do que foi vivido nos últimos anos, relembrando etapas e criando um momento de interação e diversão entre os colegas. E é claro que, após todos esses momentos, nada melhor do que uma festa para finalizar o dia!

Por que a Aula da Saudade é uma solenidade?

Sim, as Aulas da Saudade são solenidades assim como a Colação de Grau, o Culto Ecumênico e Baile de Gala. Além de serem momentos extremamente representativos e com foco em relembrar a história da turma, existem alguns protocolos que devem ser seguidos, como escolha dos professores homenageados e paraninfos, homenagens para os alunos e homenagens para a comissão.

Como funciona?

Como você já sabe, a Aula da Saudade é dividida em algumas fases como homenagens aos professores, lembranças da turma, interação e a tão aguardada festa. Vamos explicar o passo a passo de tudo que acontece nesse dia.

Antes de mais nada, é importante definir qual será o local da festa. Isso varia de acordo com a vontade de cada turma. Enquanto alguns preferem aproveitar a última aula de fato dentro da Universidade e depois partir para um ambiente mais descontraído, outros já escolhem por realizar tudo no mesmo lugar, seja em uma chácara ou em uma casa de eventos. 

Local definido? Hora de escolher quais serão os professores homenageados e os paraninfos. A turma deve chamar  5 ou 6 professores por quem tiveram um carinho maior durante a graduação. Além de receberem homenagens, esses professores também têm o papel de discursar para os, agora ex-alunos, e recebê-los como seus novos colegas de trabalho. Por isso “Aula” da Saudade, para relembrar as aulas já ministradas e matar a saudade desses dias e de alguns professores envolvidos. 

Para deixar o momento ainda mais emocionante, nas Aulas da Saudade realizadas pela B2, nosso time costuma preparar várias surpresas especiais de acordo com o perfil da turma, afinal, após alguns anos de convivência, já sabemos bem como deixar nossos formandos surpresos. Quando toda a parte de homenagens e interação acaba, damos início a festa.

Temas para a Aula da Saudade

Para deixar o clima ainda mais agradável, algumas turmas escolhem uma Aula da Saudade temática. Além das festas tradicionais, alguns temas comuns são festa pool party e festa a fantasia. 

Uma ótima opção para quem não quer se fantasiar e mesmo assim deseja uma festa mais divertida é investir em uma decoração inovadora. Tudo vai depender do local, mas é possível customizar a festa para deixá-la mais divertida e fugir um pouco do clássico.

Vamos criar momentos inesquecíveis

A Aula da Saudade precisa unir e entreter a turma, e por isso, é importante criar momentos especiais com homenagens divertidas, lembranças emocionantes e uma festa incrível! 

Se você se interessou e está ansioso para saber mais sobre como funciona uma Aula da Saudade, clique aqui e veja uma das entregas da B2 para uma turma muito especial. 

Definitivamente, a Aula da Saudade não passa despercebida, é quando aquele gostinho de despedida começa a surgir e todos querem aproveitar ao máximo os últimos momentos da vida universitária. 

Outros artigos que você pode gostar!