Mas afinal, qual o nome do Chapéu de Formatura?

O chapéu é uma representação como símbolo de competência utilizado há séculos por fazer uma analogia com a coroa real. 

Um símbolo clássico da solenidade de colação de grau é o famoso “chapéu de formatura”, mas afinal, como ele se chama? O capelo é um símbolo clássico, e representa um rito de passagem. 

O que é

Para simbolizar a passagem para a vida profissional, os alunos se vestem com trajes especiais no dia da colação de grau, e parte do figurino é composta pelo capelo. Com origem da palavra italiana capello, que significa chapéu, ele se encaixa na cabeça, possui uma forma quadrada em seu topo e um cordão, representando o poder temporal. 

A sua origem vem de Universidades da França, em meados do século XIII, já que faz parte da cultura e dos costumes franceses utilizar vestimentas especiais e diferentes para solenidades. 

Significado 

Além de representar competência, o capelo também representa poder e simboliza o rito de passagem do formando. 

É normal que o capelo seja usado em cores diferentes de acordo com quem vai receber o grau e quem vai validar. A tradição é que os formandos usem o capelo na cor preta, enquanto os bacharéis usam a cor branca. Além de ser usado em formaturas, o capelo também é utilizado pela Igreja Católica com formas e cores diferentes do tradicional usado nas colações. 

Uma parte emocionante e muito esperada nas Colações de Grau, é quando os formandos jogam o capelo para o alto. Isso representa que eles estão deixando para trás o status de estudantes e começando a trilhar seus caminhos no mundo profissional. 

Como surgiu? 

O traje completo usado no dia da formatura é composto por: beca, capelo, faixa e jabor, e o uso desse traje especial teve início nas Universidades da França aproximadamente em 1200. Atualmente, já é item obrigatório nas cerimônias de Colação de Grau. 

Jeito correto de usar

Para padronizar a cerimônia, existem algumas regras em relação ao uso do capelo durante a solenidade. 

Logo no início, na entrada dos formandos, o capelo deve ser carregado na mão esquerda, posicionado próximo a faixa. Ao colocar o chapéu é preciso atentar-se para que a ponta onde está a tira fique do lado esquerdo. 

Os formandos devem vestir o capelo apenas na hora da outorga de grau, que é quando ocorre oficialmente a posse do grau acadêmico. Nessa hora, o reitor confere o grau acadêmico aos formandos por meio de um discurso, e todos vestem juntos os capelos. É comum que um ou dois alunos sejam convidados para representar a turma, indo à frente do reitor para oficializar a cerimônia. Esse costuma ser um momento de muita emoção nas colações, que garante fotos incríveis e cheias de sentimento.

A Colação de Grau é repleta de momentos tocantes para todos os formandos, familiares e  amigos. É uma celebração memorável e que abre as portas para uma fase nova cheia de desafios, experiências, e claro, muito sucesso. Se você também sonha em se formar com um evento único e inesquecível, nos acompanhe para ficar por dentro de curiosidades, dicas e tudo relacionado ao mundo dos eventos de formatura! 

Outros artigos que você pode gostar!