5 Dicas de como não surtar na faculdade

Entrar em uma Universidade é a realização de um sonho! Fazer aquele curso que você sempre sonhou, estudar só as áreas do seu interesse e garantir mais independência faz com que muitos calouros brilhem os olhos nos primeiros dias de aula. Porém, nem tudo são flores, as matérias tornam-se um pouco mais complexas, as aulas são mais densas e é preciso manter uma rotina de estudos para não se perder. 

Separamos algumas dicas para você assumir as rédeas da sua vida acadêmica e controlar a situação desde o início, para poder aproveitar todos os benefícios que a faculdade oferece. Afinal, não é atoa que muitos dizem ser a melhor fase da vida!

1 – Planeje sua grade curricular 

Acredite, um planejamento bem feito no início do semestre pode garantir suas noites de sono tranquilas quando ele estiver no final. 

Apesar de parecer tentador adiantar muitas matérias, isso pode ser perigoso. Não se esqueça que cada matéria tem sua carga horária, provas e trabalhos, e você precisa de tempo para poder se dedicar e aproveitar. 

Muitas Universidades disponibilizam o fluxo do curso, que é o que a coordenação  considera como a grade ideal para cada semestre. Seguir o fluxo é uma ótima opção para você não exagerar nas matérias e ter tempo para se organizar. 

2- Tire um tempo para você 

Momentos de lazer são essenciais para manter a calma e o controle. Tire um tempo para si, seja para sair com os amigos, ter um dia livre de obrigações da faculdade ou praticar algum esporte. 

Ter momentos de descanso, divertimento e desenvolvimento faz bem para a saúde mental e física, além de ajudar a desestressar. É muito importante saber organizar seu tempo e sua rotina para não se perder e conseguir aproveitar seus dias. 

Aproveite o tempo livre para saber mais sobre a sua Universidade, seu curso e conhecer melhor seus colegas! 

3- Tenha uma rede de apoio 

Redes de apoio são formadas por pessoas que fazem parte da sua vida e se importam com sua segurança, saúde e bem-estar. São necessárias em momentos de dificuldade, estresse ou pressão. 

Sua rede de apoio pode ser formada por amigos, familiares, rodas de conversa e até mesmo grupos com interesses e objetivos em comum. Qualquer pessoa à sua volta pode participar da sua rede de apoio. 

Durante a faculdade, é normal passar por momentos difíceis, seja uma prova, uma entrevista de estágio, um curso extracurricular, ou até mesmo saudades da família para aqueles que mudam de cidade para a graduação. Por isso é importante ter pessoas queridas e que possam te ajudar de perto caso seja necessário. 

4 – Autoconhecimento

Pratique o autoconhecimento. É um caminho longo, mas a recompensa é incrível. Conhecer a si mesmo permite que você descubra quais são suas qualidades, capacidades e até defeitos. 

Além disso, você também pode analisar quais pontos devem ser melhorados e se esforçar para encontrar oportunidades de desenvolvimento constantes. Essa prática traz benefícios não só para a vida acadêmica, mas também no âmbito pessoal e profissional. 

Se conheça e conheça seus limites. Participar de ligas, centro acadêmico, atlética, comissão de formatura e fazer estágio são atividades incríveis e que deixam a vida universitária muito mais completa, mas não se sobrecarregue. 

Estabeleça prioridades e objetivos para conseguir fazer tudo o que deseja, mas com tranquilidade e tempo para fazer bem feito. Se conhecer te ajuda a controlar emoções!

5- Se achar necessário, procure ajuda profissional

Não deixe seus sentimentos de lado. Se achar necessário, procure ajuda profissional, esse é um sinal de coragem e autocuidado, e traz oportunidades incríveis para se conhecer e se entender melhor.

Não tenha medo de olhar de frente para os seus problemas com o acompanhamento de um especialista, isso te ajuda no desenvolvimento pessoal e te dá a oportunidade de uma vida mais leve e tranquila. 

Invista na sua qualidade de vida, seja com passeios e viagens, seja rodeado de amigos, seja com ajuda de profissionais, o importante é se sentir bem. A vida universitária é uma fase única e inesquecível, a sensação de dever cumprido no final com certeza compensará todos os desafios e perrengues. Por isso, aproveite da melhor forma, para garantir as melhores recordações desses anos mágicos. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest

Outros artigos que você pode gostar!