Saiba como ajudar em um Projeto Social durante a graduação

Fazer parte de um grupo de trabalho voluntário agrega não só para o currículo, mas também para a vida pessoal. Poder estar em contato com pessoas diferentes, conhecer novas histórias e ajudar com seus conhecimentos específicos da área não tem preço. 

E você sabia que existem vários projetos dentro da Universidade? Sim! Através deles, você consegue ajudar, aprender e ainda adquire mais experiência profissional. Separamos um passo a passo para você correr no site da sua faculdade e procurar um Projeto Social agora mesmo! 

1- Conheça quais são os projetos em andamento 

O primeiro passo é saber quais são os projetos disponibilizados pela sua unidade acadêmica. Apesar de algumas Universidades possuírem projetos gerais, também é possível encontrar aqueles em que você pode ajudar com os conhecimentos da sua área. 

Essa informação pode ser obtida na secretaria do seu curso, ou então direto pelo site da faculdade. Caso você não encontre nada específico, fale com a secretaria geral para saber mais sobre os projetos criados e apoiados pela Universidade. 

2- Procure por aquilo que você gosta 

Trabalhar com o que a gente gosta deixa tudo bem mais leve e prazeroso, então, pense no que te faz feliz. Animais, crianças, adultos, adolescentes, existem diversas opções e muuuuitas pessoas (ou bichinhos) esperando pela sua ajuda, seja como for. 

Além de conhecimentos específicos, você também pode ajudar com visitas em abrigos, auxílio e divulgação, o que conta é a vontade de fazer acontecer. 

3 – Alinhando com a sua vida profissional 

Lembra quando falamos sobre ajudar com conhecimentos específicos? Então, chegou a hora de mostrar suas habilidades! 

Além de buscar por projetos dentro da faculdade, você também pode reunir um grupo de amigos e oferecer serviços para alguma instituição. Se você faz odontologia, pode ensinar higiene bucal para crianças e adolescentes em creches e escolas. Para estudantes de direito, que tal aquela consultoria para quem não consegue pagar por bons serviços de advocacia? 

Aaaah, e o mais importante, se for fazer isso por fora, não se esqueça de alinhar o projeto com um ou dois professores responsáveis, para que tudo ocorra bem. 

Participar de ações como essas também permite que você tenha mais noção de responsabilidade, empatia e comprometimento, e acredite, isso vai te ajudar em todos os sentidos da vida. Não deixe de colaborar sempre que puder!

Outros artigos que você pode gostar!