Por que fazer parte de uma Atlética Universitária?

As Atléticas Universitárias são instituições independentes que promovem a integração entre os alunos dentro e fora da Universidade. A verdadeira junção de aprendizado, diversão e histórias incríveis para contar. Seja através de palestras, eventos esportivos, festas ou campanhas, as Atléticas tem como objetivo principal unir os estudantes. 

Por exercerem várias atividades, essas Associações formam diretorias para executar o trabalho de forma organizada. Todos os cargos são voluntários e a criação de novos cargos é livre desde que eles garantam o bom desempenho da equipe. Para participar, é comum a abertura de processos seletivos para que os interessados se inscrevam e concorram às vagas.

Os cargos mais comuns dentro das Atléticas são: 

  • Presidente
  • Vice-Presidente 
  • Secretário 
  • Tesoureiro 
  • Diretor de esportes 
  • Diretor de bateria
  • Diretor de marketing 
  • Diretor de eventos

Muitas vezes, os cargos possuem mais de um responsável, permitindo a divisão das tarefas.

Além das festas

Apesar de serem bastante associadas às festas, as Atléticas vão muito além disso. Conhecer outras pessoas do seu curso e da sua Universidade, praticar esportes, aprender a tocar algum instrumento da bateria, realizar ações sociais e entender sobre gestão são alguns dos benefícios que podem ser adquiridos ao participar.

Hoje em dia, a maioria das Atléticas já são empresas, ou seja, possuem CNPJ, estatuto e diretoria, por isso, apesar de ser um mundo muito divertido e encantador, também é levado a sério. Várias empresas, inclusive, já consideram a participação em Associações Atléticas, Centros Acadêmicos e Empresas Juniores um grande diferencial, sendo bastante considerado em processos seletivos. 

Fazer parte da Atlética do seu curso ou da sua faculdade pode te render bons frutos e uma vida universitária inesquecível! Seja como diretor, esportista, ritmista ou torcedor, não deixe de participar dos momentos que a Universidade proporciona. 

Outros artigos que você pode gostar!