O que ninguém te conta sobre os Jogos Universitários

Os Jogos Universitários são famosos em todo o país por unirem esporte, integração e, claro, festas épicas. Mas nada disso é feito por acaso, esse movimento tem um motivo muito especial, e é visto com carinho pelos alunos durante e até depois da graduação! 

Hoje viemos falar um pouco sobre os segredos por trás dos Jogos, de onde vem? Qual sua importância? Por que fazem tanto sucesso? Corre aqui que a gente te explica.

O que são?

Basicamente, são competições esportivas entre Associações Atléticas Acadêmicas de várias faculdades, que montam times para competirem entre si. São várias modalidades coletivas e individuais como futebol, vôlei, basquete, natação, atletismo, tênis entre outras. Atualmente, os E-Sports também vêm sendo disputados em várias competições. Além disso, também é comum esses eventos contarem com apresentações de Baterias e Cheerleaders.

Normalmente, os Jogos acontecem em feriados prolongados durante 3 ou 4 dias, e as disputas podem ser tanto entre Universidades diferentes quanto entre vários cursos de uma mesma Universidade.

Como promovem integração, diversão e inclusão

Apesar das competições esportivas serem o foco principal, muita coisa se desenvolve através delas, como por exemplo, as festas e os happy hours, que tem como objetivo integrar os times e proporcionar um clima descontraído para todos os atletas. É hora de estender seus laços de amizade e conhecer aquela galera que  estuda no Campus do outro lado da cidade ou no interior. 

Além disso, também são momentos de lazer, essenciais para não surtar com as outras obrigações da faculdade. Clique aqui para conferir mais dicas de como levar uma vida acadêmica tranquila!

Promoção de saúde e bem estar

Praticar esportes é uma ótima maneira de cuidar da saúde, desestressar e criar novos hobbies, e as Atléticas Universitárias são grandes aliadas nesse quesito. Como os Jogos são competições levadas muito a sério por todos os estudantes, os times passam o ano inteiro se preparando para o grande dia, promovendo treinos coletivos e individuais de várias modalidades.

Importância financeira

Já falamos por aqui sobre por que fazer parte de uma Atlética, lembra?! Agora vamos falar um pouco sobre a importância financeira que os jogos têm para essas Associações. É possível levantar fundos através da venda de ingressos e produtos, o que permite investimentos nos treinos e na bateria, por exemplo, ajudando a Atlética a oferecer serviços com cada vez mais qualidade para os estudantes.

Quando paramos um pouquinho para reparar no trabalho que acontece durante cada dia, vemos como as instituições que organizam Jogos Universitários ao redor do país são capazes de criar coisas extraordinárias! A alegria de ver um evento dessa proporção de pé não tem preço, e quem participa guarda histórias incríveis para contar. 

Outros artigos que você pode gostar!