Anel de Formatura: entenda como surgiu a tradição

O Anel de Formatura é simbólico e especial. Ele marca o momento de transição em que a pessoa adquire a formação em alguma área do conhecimento, e normalmente, é um presente dado por familiares ou pessoas importantes na vida do Formando, no dia da Colação de Grau.

Origem

Há indícios relevantes que mostram que o seu surgimento foi nos Estados Unidos, na West Point, a Academia Militar dos Estados Unidos. 

Os alunos da turma de 1835, movidos pela vontade de representar os fortes laços criados entre si, usaram os anéis para servir como um lembrete de amizade e tudo o que viveram ao longo dos anos de formação. A ideia foi tão inovadora, que a West Point logo institucionalizou os anéis de formatura. A moda pegou, e rapidamente muitas escolas ao redor do país adotaram a tradição, que logo ganhou o mundo.

Estética do anel de Formatura

Os anéis de formatura existem em diversos tamanhos, formatos e materiais. É comum utilizar pedras preciosas, prata ou ouro na composição, e a apresentação mais comum é com a gema ao centro, e as indicações do curso nas laterais. Entretanto, essas joias vem ficando cada vez mais modernas, e há quem prefira até personalizar com o próprio gosto para que o presente se torne ainda mais especial. 

Cada curso é representado por uma pedra diferente, separamos algumas aqui, confira: 

  • Rubi: Direito e Jornalismo 
  • Esmeralda: Medicina, Nutrição, Veterinária e Fisioterapia 
  • Granada: Odontologia 
  • Topázio: Farmácia
  • Safira Azul: Engenharias

Vale lembrar que, por ser uma tradição antiga, alguns cursos ainda não estão oficialmente ligados a nenhuma pedra. Enquanto isso, outros também foram agregados à pedras que já eram reconhecidas por representarem outras formações. 

A tradição no Brasil

É claro que, por aqui, demos um jeitinho de deixar a tradição bem a nossa cara, né?! A primeira mudança vem de quem presenteia, os anéis são dados, na maioria das vezes, pelos pais, e não são necessariamente uma tradição da instituição de ensino. 

As joias representam, além do rito de passagem, a superação dos alunos que concluem um curso na Universidade. Os anéis de formatura são uma ótima opção para presentear, mas a moda também vem se reinventando, e algumas famílias preferem dar brincos ou colares com a pedra preciosa, por exemplo. 

Muito além de um presente literalmente valioso, os anéis de formatura também são um verdadeiro símbolo de evolução e crescimento! 

Outros artigos que você pode gostar!