Dicas para você arrasar nas entrevistas de estágio

Chegou aquela fase da graduação em que os sentimentos ficam divididos: O estágio. 

Ao mesmo tempo que a ansiedade para colocar em prática tudo o que você já aprendeu toma conta, bate aquele medo de falhar, e isso é normal. Ficar nervoso para uma entrevista importante e sentir aquele friozinho na barriga faz parte da experiência de começar uma jornada profissional, mas você não pode deixar que esses sentimentos negativos te abalem. 

Hoje as dicas são para quem está nessa fase tão gostosa da vida universitária, saiba como arrasar nas suas entrevistas e aproveitar só as coisas boas que os estágios podem te oferecer. 

Conheça as empresas que você quer fazer parte 

É comum dizer que, qualquer emprego, é uma via de mão dupla. Assim como a empresa te escolhe, você também precisa escolher a empresa, então, não deixe de estudar um pouquinho e saber mais sobre o lugar que você pretende fazer parte. 

Não precisa chegar com toda a história na ponta da língua, mas acessar as redes sociais, conhecer um pouco mais sobre os valores e o que a empresa acredita pode mostrar seu interesse e render pontos positivos com os entrevistadores. 

Sinceridade sempre 

Nada de repetir clichês e nem respostas prontas, seja sincero e não hesite em responder pontos positivos e negativos. Saber onde está errando é o primeiro passo para melhorar, e ninguém precisa de um estagiário perfeito, né?! As empresas buscam pessoas dispostas a aprender e evoluir. 

Inventar habilidades e interesses só para se encaixar em algum padrão pode te prejudicar, então mostre apenas quem você é de verdade e quais são suas expectativas e interesses para o futuro. 

Prepare-se 

Você sabe falar sobre sua trajetória? Exaltar os pontos fortes, listar os pontos de melhoria e contar sua história através de palavras? Isso é muito importante na hora de ir em busca do seu primeiro emprego. Por isso, prepare-se para suas entrevistas, relembre de acontecimentos marcantes da sua vida, o que você gosta de fazer, como escolheu seu curso, quais matérias mais gosta. 

Se preparando com antecedência as chances de “travar” na hora são bem menores, você ganha mais confiança e com isso, tranquilidade. 

Seja pontual 

Ser pontual é uma forma de demonstrar organização, responsabilidade e interesse, portanto, programe-se para chegar na hora ou até mesmo com alguns minutinhos de antecedência se for possível. 

Caso surja algum imprevisto, entre em contato com a empresa e explique o que aconteceu, não tenha vergonha em pedir para remarcar o dia ou horário caso seja necessário, imprevistos acontecem. 

Tenha o currículo atualizado 

O seu currículo é sua porta de entrada na vida profissional, por isso, deixe-o sempre atualizado. 

Lembra quando falamos aqui sobre algumas vantagens em participar de uma Atlética? Uma delas é a experiência que você vai adquirir, e muitas empresas valorizam alunos que se interessam por projetos de extensão dentro da Universidade. 

Além de Atléticas, participações em Ligas, Centros Acadêmicos, Empresas Juniores e Congressos também têm grande valor e podem dar aquele up no seu currículo, não deixe de colocar. 

Apesar da tensão, fazer uma entrevista não é nenhum bicho de sete cabeças. Confie no seu potencial e vá em busca dos seus sonhos, não desanime com pedras no caminho (elas são comuns) e seja fiel aquilo que você acredita. 

Outros artigos que você pode gostar!