Meditação e mindfulness: como isso influencia nos estudos

Você sabia que a prática da meditação pode influenciar positivamente nos estudos? Na nossa rotina, é comum sofrermos com influências externas como excesso de atividades, muitas informações recebidas a todo instante além de pressão e cobranças. Isso pode nos levar a um estado de ansiedade, prejudicando a saúde mental. 

Nós sabemos que a rotina universitária não é fácil, alguns ainda precisam alinhar com trabalho e outras responsabilidades, e para tudo isso, a meditação pode ser uma grande aliada, já que reduz o stress e traz tranquilidade, permitindo maior clareza mental e emocional. 

Mindfulness é um tipo de meditação. Também conhecida como “atenção plena”, é uma técnica que vem ganhando cada vez mais adeptos, já que seus resultados vêm sendo cientificamente comprovados por diversos especialistas ao redor do mundo. 

O que é? 

Mindfulness é a habilidade que todos nós possuímos de estarmos conscientes e abertos à experiência presente, sem se deixar levar pela distração ou problemas externos. Essa habilidade pode ser desenvolvida por meio de algumas práticas específicas.

Ao longo do tempo, a técnica traz diversos benefícios como melhora  no humor e nos níveis de estresse e bem-estar. Também afeta produtivamente os padrões cerebrais responsáveis pelo estresse e a ansiedade. Para completar, a memória melhora, as reações são mais rápidas e o vigor mental e físico aumentam.

Como praticar? 

As formas mais simples de praticar a atenção plena, são baseadas em criar uma âncora, ou seja, um ponto de atenção, para treinar a concentração. 

Técnica dos 3 minutos 

De olhos fechados, leve a atenção para o corpo, pode ser para as sensações físicas ou até pensamentos e sentimentos. Em seguida, se concentre em movimentos ou sensações da respiração. E, por fim, volte a atenção para o corpo, incluindo as percepções do local.

Além disso, você também pode incluir algumas práticas de mindfulness no seu dia a dia. No início pode parecer difícil, mas acredite, com a prática, isso acaba se tornando automático em algumas situações. 

  • Permita-se sentir as suas emoções. Não lute contra elas. 
  • Cultive a prática da gratidão. 
  • Elimine distrações. 
  • Consuma conteúdos saudáveis para sua mente. 
  • Tenha um tempo para descansar e desacelerar. 

Mindfulness e os estudos

Ter um corpo descansado e uma mente leve com certeza pode te ajudar na hora dos estudos. Além da melhora na concentração, você também vai conseguir ter mais disposição e foco no seu dia a dia, reduzindo o estresse e a ansiedade. 

Que tal começar aos pouquinhos? Inclua as dicas acima na sua rotina e, conforme for se acostumando, tire 5 ou 10 minutos do seu dia para meditar, com certeza você vai aproveitar muito os benefícios! 

Outros artigos que você pode gostar!