Meditação e mindfulness: como isso influencia nos estudos

Você sabia que a prática da meditação pode influenciar positivamente nos estudos? Na nossa rotina, é comum sofrermos com influências externas como excesso de atividades, muitas informações recebidas a todo instante além de pressão e cobranças. Isso pode nos levar a um estado de ansiedade, prejudicando a saúde mental. 

Nós sabemos que a rotina universitária não é fácil, alguns ainda precisam alinhar com trabalho e outras responsabilidades, e para tudo isso, a meditação pode ser uma grande aliada, já que reduz o stress e traz tranquilidade, permitindo maior clareza mental e emocional. 

Mindfulness é um tipo de meditação. Também conhecida como “atenção plena”, é uma técnica que vem ganhando cada vez mais adeptos, já que seus resultados vêm sendo cientificamente comprovados por diversos especialistas ao redor do mundo. 

O que é? 

Mindfulness é a habilidade que todos nós possuímos de estarmos conscientes e abertos à experiência presente, sem se deixar levar pela distração ou problemas externos. Essa habilidade pode ser desenvolvida por meio de algumas práticas específicas.

Ao longo do tempo, a técnica traz diversos benefícios como melhora  no humor e nos níveis de estresse e bem-estar. Também afeta produtivamente os padrões cerebrais responsáveis pelo estresse e a ansiedade. Para completar, a memória melhora, as reações são mais rápidas e o vigor mental e físico aumentam.

Como praticar? 

As formas mais simples de praticar a atenção plena, são baseadas em criar uma âncora, ou seja, um ponto de atenção, para treinar a concentração. 

Técnica dos 3 minutos 

De olhos fechados, leve a atenção para o corpo, pode ser para as sensações físicas ou até pensamentos e sentimentos. Em seguida, se concentre em movimentos ou sensações da respiração. E, por fim, volte a atenção para o corpo, incluindo as percepções do local.

Além disso, você também pode incluir algumas práticas de mindfulness no seu dia a dia. No início pode parecer difícil, mas acredite, com a prática, isso acaba se tornando automático em algumas situações. 

  • Permita-se sentir as suas emoções. Não lute contra elas. 
  • Cultive a prática da gratidão. 
  • Elimine distrações. 
  • Consuma conteúdos saudáveis para sua mente. 
  • Tenha um tempo para descansar e desacelerar. 

Mindfulness e os estudos

Ter um corpo descansado e uma mente leve com certeza pode te ajudar na hora dos estudos. Além da melhora na concentração, você também vai conseguir ter mais disposição e foco no seu dia a dia, reduzindo o estresse e a ansiedade. 

Que tal começar aos pouquinhos? Inclua as dicas acima na sua rotina e, conforme for se acostumando, tire 5 ou 10 minutos do seu dia para meditar, com certeza você vai aproveitar muito os benefícios! 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest

Outros artigos que você pode gostar!