Cultura organizacional: entenda o que é e como funciona

Você já ouviu falar de Cultura Organizacional? Trata-se de um conjunto complexo de valores, crenças e ações que definem a forma como uma organização conduz seu negócio.

Aqui na B2, por exemplo, temos um Código de Cultura, que tem nossa missão, visão, valores e tudo aquilo que acreditamos! Nosso Código de Cultura funciona como um guia, e é moldado pela história, costumes, tudo aquilo que aprendemos como empresa ao longo dos anos.  

Além disso, o nosso Time é repleto de pessoas inspiradoras, que possuem valores semelhantes aos da empresa e estão dispostas a crescer e aprender todos os dias. Não é atoa que a ser jovem, criativo e de coração faz parte do nosso manifesto. Por aqui, todos aprendem juntos, ensinam quando é necessário e se apoiam a todo momento. 

Benefícios 

Uma boa cultura pode motivar os funcionários e ajudá-los a crescer junto com os negócios, assim como uma cultura desorganizacional, pode acarretar problemas com produtividade e rotatividade no ambiente de trabalho.

Nada é mais frustrante para um funcionário que trabalhar em uma empresa que prega uma cultura organizacional moderna, mas no dia a dia a tal organização é tão burocrática quanto uma empresa conservadora.

Uma Cultura Organizacional bem definida, faz com que os colaboradores se identifiquem com a empresa, tenham clareza e motivação e enxerguem um propósito naquilo que estão fazendo. 

Aqui na B2 

Se você conhece a B2, com certeza você já entendeu um pouco do que é nossa Cultura. Por aqui, temos alguns valores como empatia, comprometimento, autorresponsabilidade e satisfação do cliente. E esses valores não existem à toa, eles têm um motivo. 

Nós queremos que os nossos clientes se lembrem disso ao ouvirem falar da gente, queremos causar impacto e deixar boas lembranças, por isso, nada mais justo do que ter colaboradores alinhados com isso, não é mesmo?! 

Nos processos seletivos, sempre buscamos fazer perguntas assertivas e que nos permitam entender se os candidatos possuem um perfil que combine com nossos valores e objetivos como empresa. Além disso, no período de experiência, os três primeiros meses do colaborador dentro da empresa, incentivamos esses comportamentos, enfatizamos nossos valores, mostramos a importância dos feedbacks para que os processos ocorram como o esperado e também apresentamos o nosso modelo de negócio, que consiste em reuniões de 1:1, entre liderança e liderados, Plano de Desenvolvimento Individual, follows entre os times e reuniões de alinhamento sempre que necessário. 

Para implantar essa Cultura Organizacional dentro da empresa, é necessário deixar claro quais são os objetivos e a missão, assim, todos ficam alinhados e podem unir esforços em busca de um objetivo maior (e comum). 

Nossos colaboradores são uma verdadeira família, sofremos juntos, comemoramos as vitórias juntos e quando olhamos para trás, sempre temos boas histórias para contar e muito com o que aprender. 

Outros artigos que você pode gostar!