Técnicas de leitura: descubra como criar o hábito

Em meio a distrações, rotinas cheias de compromissos e claro, a famosa preguiça, muitas pessoas acabam desistindo dos livros e optando por outros hobbies e atividades. Criar o hábito de leitura envolve um pouquinho de persistência, mas é um ótimo jeito de usar a imaginação, melhorar a escrita e, de quebra, ainda te ajuda a dar uma guinada nos estudos. 

Como começar 

O segredo para fazer com que qualquer atividade se torne um hábito é só um: constância. Então, começar aos poucos e estabelecer pequenas metas é uma ótima maneira de dar esse start. Pesquise por resenhas de livros, peça indicações para os amigos e busque por obras que despertem seu interesse!

Benefícios 

Além de servir como distração, a leitura é uma forma de fugir da realidade, conhecer novas histórias e botar a criatividade para jogo imaginando as cenas e os personagens. 

A leitura também estimula reflexões, exercita o cérebro e aprimora a escrita, ou seja, são vários benefícios, já pensou, tudo isso acontecendo só de você passar a dedicar alguns minutos do seu dia para livros?! 

Práticas

Concentre-se apenas na leitura 

Foco total na atividade, não deixe distrações por perto! Quando você se concentra, a leitura flui e é muito mais rápida. 

Leia um livro de cada vez 

Não se desespere e nem tente recuperar o “tempo perdido” de uma vez só. Escolha uma obra e foque apenas nela, assim o seu cérebro não se confunde e você consegue se lembrar de todos os detalhes da história.

Cronometre seu tempo de leitura 

Sim, essa é uma ótima maneira de quantificar quanto de leitura cabe na sua rotina. Estabeleça um tempo e nada de roubar, hein?! 

Além disso, a técnica de cronometrar também pode te ajudar a enxergar limites, ler por horas é super fácil para algumas pessoas, enquanto outras preferem dividir o tempo e conciliar com outras atividades! 

Importância de testar 

Somos pessoas completamente diferentes, por isso, o que dá certo para um nem sempre é a regra geral, por isso, não deixe de testar e conhecer diversas técnicas, com certeza você vai encontrar aquela que nasceu pra você e arrasar.

E aproveitando, #FicaADica, hein?! Sempre que começar a ler um livro, tente utilizar a técnica dos 30%. Funciona assim: se você chegou até 30% da leitura e mesmo assim não achou aquilo interessante, pare e comece outro. A partir desse ponto, se você não gostou do conteúdo, ele vai se tornar cada vez mais difícil, entediante e pode não somar da forma que você esperava. 

Não se esqueça da palavra mágica: constância! Foco no objetivo para colher bons resultados. 

Outros artigos que você pode gostar!