Manual de sobrevivência para a vida universitária: do trote a formatura

O resultado saiu! Coração acelerado, animação a mil e, finalmente, você foi aprovado no vestibular. UFAAAA, depois de tanto estudo, chegou a hora de viver os chamados “melhores anos da vida”.

A faculdade é um novo mundo, com várias oportunidades para novas experiências e aprendizados. E acredite, tudo isso vai muito além da sala de aula. A diversidade de pessoas e histórias vai fazer com que você abra sua mente e crie novos conceitos!

Nós sabemos que os primeiros dias podem ser um pouco difíceis, e foi por isso que preparamos um Manual de Sobrevivência completo, que vai desde o trote até a formatura, para você curtir cada segundo e fazer com que tudo seja épico. Vamos lá?

Trote

Aaah, o trote! O primeiro momento oficial como universitário e claro, calouro. Hora de levar as ovadas, ser pintado e chegar em casa muito sujo, mas acredite, feliz também. Aqui a dica é: use uma roupa beeem velha, por que as chances de você jogá-la fora no final do dia são altas.

Liberdade

A Faculdade remete liberdade, não é mesmo? Você vai ter mais tempo livre, vai estudar aquilo que escolheu e vai passar por aquela transição de adolescente pra adulto, com muito mais autonomia para fazer aquilo que achar melhor. Mas não se engane, a liberdade vem, mas a organização precisa vir junto. Lembre-se que você precisa conciliar os estudos com todo o resto. 

Sim, é tentador faltar aquela aula chata para ficar no bar conversando com a galera, e não importa se isso acontecer às vezes, mas não se esqueça de estabelecer prioridades e objetivos. Planeje-se desde o início do semestre para conseguir fazer tudo que deseja!

Participe daquilo que gosta

A Universidade proporciona várias atividades extracurriculares como Centros Acadêmicos, Empresas Júniores, Atléticas, Diretórios, Ligas Acadêmicas e muuuuuito mais, são inúmeras possibilidades para você conhecer novas pessoas, aprender mais e se preparar para o mercado de trabalho. 

Inclusive, mais uma dica por aqui, se for possível, aproveite para começar os estágios desde o início do curso, muitas empresas contratam estudantes dos períodos iniciais, e muitas Universidades também disponibilizam estágios em diversas áreas para os estudantes, aproveite! 

Não deixe de conhecer e fazer amizades também com pessoas de outros cursos, isso pode te ajudar a expandir seu networking e você cria laços com pessoas que também tem vivências e experiências Universitárias beeem diferentes das suas.

Xerox

O cão está para melhor amigo do homem assim como as xérox estão para melhores amigas dos universitários. Apesar de ter bem menos aulas do que no Ensino Médio, a Faculdade vai exigir leituras um pouco mais complexas, então se prepare para ir bastante na copiadora. 

Ah, e segura essa dica: muitos cursos fazem prateleiras comunitárias, assim os alunos economizam e ainda ajudam a reduzir a produção de lixo. Essa é uma ótima ideia, não deixe de conversar com seus veteranos para saber mais. 

Outra dica valiosa para quem gosta de ler online é: peça a digitalização dos materiais para os seus professores. Hoje em dia é super comum que muitos alunos optem por ler pelo computador ou tablet, isso também facilita bastante na economia de dinheiro e papel!

Festas

Calouradas, Choppadas, Sunsets, Jogos… Acredite, não vão faltar festas para você ter uma vida social mega movimentada e conhecer muita gente por aí! Aproveite esses momentos para integrar com a galera de outros cursos, representar seu curso e claro, curtir muito. 

Mas claro, sem se esquecer das suas outras obrigações e deveres como estudante. Reserve dias para estudar e dias para as festas, assim você consegue balancear e manter a organização.

Notas

Não surte com as notas, na verdade, nada é motivo para surtar. Já demos aqui 5 dicas de como não surtar na Faculdade, clique para conferir!

E a verdade é que, tirar uma nota baixa é mais comum do que parece, mas relaxe. Analise o que você errou, tire um tempo para corrigir e tirar as dúvidas e dê aquele up nos estudos para as próximas provas, se você quiser, acredite, é possível recuperar tudo a tempo!

Formatura

Sabe aquela frase: “entrar na faculdade é fácil, o difícil é sair”? Às vezes ela pode ser real até demais. Por isso, não deixe de aproveitar e comemorar os seus últimos momentos como universitário. Participe da Formatura com sua turma, são dias únicos e que vão render boas histórias e muitas recordações.

Outros artigos que você pode gostar!